O Poverello de Assis

São Francisco de Assis morreu com 45 ou 46 anos de idade. Destes anos passou 24 ou 25 numa vida mundana, frívola e sem sentido.
Bastaram-lhe apenas vinte anos para ilu­minar as trevas de seu século, quase esquecido de Deus, pois resplandeceu nele inesperada­mente a luz do Evangelho de Nosso Senhor Je­sus Cristo! “Brilhava como uma estrela” (1C, 1o livro, cap. 15, n. 37).
De fato, ele foi um homem extraordinário no seu tempo (1181/82 a 1226) e continua fas­cinando até hoje pessoas que procuram dar um nobre e belo sentido à sua vida.
A leitura atenta de suas biografias e a refle­xão séria sobre os ideais de São Francisco pode­rão até provocar impactos e graves contestações.

O Frei Wenceslau Scheper, OMF, no seu livro Retrato espiritual de São Francisco de Assis, lembra-nos com sim­plicidade e sem comentários, ditos e fatos mar­cantes da vida do grande Santo de Assis, a fim de que falem diretamente ao coração. A obra do tenta fazer um pequeno re­trato do santo Patriarca, mostrando-nos seus ideais Sempre é bom beber da limpidez e pureza nas fontes originais. Os ditos e fatos apresenta­dos serão como um esqueleto, que o benévolo leitor ou conferencista tem que revestir com carne para comunicar vida e entusiasmo.
Oxalá, ajudem a descobrir, como num es­pelho, a alma do grande Santo de Assis.
São Francisco foi um “radical”, no bom sentido da palavra, pois assumiu o compro­misso com o Evangelho até as últimas consequências.

Digamos: São Francisco de Assis, pai e mestre, rogai por nós!

Ver o livro Retrato Espiritual de São Francisco de Assis na seção de downloads.
A Túnica
É uma veste de lã rude de ovelha, uma fazenda grosseira de fio, branco e negro acinzentado. Exprime o afastamento das coisas terrenas e indica claramente as preferências sociais do Santo.
A Regra dos Frades Menores
A Regra
Composta por São Francisco, o texto tem 12 capítulos e inicia com as palavras:
<<A Regra e a Vida dos Frades Menores é esta, seguir o Santíssimo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem nada de seu e em castidade>>.
Bênção a Frei Leão
Escrita por São Francisco no monte Verna, em 1224,  para Frei Leão, seu confessor-secretário e enfermeiro. O pergaminho se encontra amarrotado e manchado, pois foi transportado por Frei Leão por 47 anos, de 1224 a 1271, quando perto da sua morte o deixou ao Sacro Convento.