Homenagens (Post Mortem)

Como forma de carinho e gratidão àqueles que foram em vida muito especiais para a comunidade paroquial

Irmã M Andreia da Santa Cruz

Irmã M Andreia da Santa Cruz. Nasceu a 21 de abril de 1939 na Bósnia Hercegovina. Tornou se religiosa em 02 de julho de 1968 e a 7 de dezembro de 1985 chegou para a missão no Brasil. Participou da preparação da comunidade com as visitas as familias em especial idosos e doentes os quais também atendia na portaria do convento para aferir a pressão e para curativos. Fez parte da pastoral da saúde. Conhecia todos os doentes da comunidade e também visitou grande parte das famílias do Ijau e Igarapés. Seu carisma especial era acompanhar as famílias e zelar pelos idosos e doentes. Com seu zelo pastoral contribuiu para a fundação de nossa paróquia. Se fez presente na missa de 13 agosto de 1995. Faleceu a 8 de janeiro de 2016.

Jorge Urashima

Um agricultor, comerciante e paroquiano muito atuante em diversas pastorais e movimentos. Participava com muita dedicação da CEBS, Terço dos homens, CIA de Deus (grupo de teatro), pastoral da criança e como Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão.

A Família Urashima foi importante contribuinte no estabelecimento da Colônia Japonesa na cidade de Jacareí, sendo que o Sr. Hisao Urashima, pai do Jorge, foi presidente da Associação Cultural e Desportiva Nipo-Brasileira de Jacareí que foi criada em 1934, mais conhecida como Bunkyo, que tem como objetivo promover a cooperação e confraternização de imigrantes e seus descendentes. No Bunkyo Jorge participava da equipe organizadora do Festival dos Imigrantes, onde também fazia a sua prática esportiva preferida, o futebol.

Em homenagem a esse representativo munícipe e servo de Deus, seus familiares e amigos, por meio de uma propositura apresentada na Câmera Municipal de Jacareí, possibilitou que a rua onde está situada a Capela de São José Operário – Parque Imperial passasse a denominar-se RUA JORGE URASHIMA.

Jorge Urashima deixou postado em sua rede social um versículo bíblico para refletirmos:

“Aceite tudo o que lhe acontecer, e seja paciente nas situações dolorosas, porque o ouro é provado no fogo e as pessoas escolhidas, no forno da humilhação. Confie no Senhor e ele o ajudará; seja reto e seu caminho, e espere no Senhor. Vocês que temem ao Senhor, confiem na misericórdia dele, e não se desviem, para não caírem”. (Eclesiástico 2, 4-7)

* 23.04.1956 – ♱ 06.07.2017)

André Camargo

Um jovem professor de história que dedicou sua vida aos serviços pastorais em nossa paróquia.

Desde muito cedo tinha grande amor pelo serviço ao altar, atuando como coroinha, acólito e cerimoniário.

Sempre pronto para servir a Deus e aos irmãos, foi Ministro da Sagrada Comunhão,  agente da pastoral familiar e palestrante em diversos encontros para jovens e casais.

Sendo ele um entusiasta e apaixonado por rodeios, festa do peão e exposições agropecuárias, sempre estava à frente das Festividades de Sant´Ana (“Festa da Carpição”), com as tradicionais “comitivas de cavaleiros” e carro de boi que em procissão conduziam a imagem de Sant´Ana.

“Sem dizer adeus, farei com que todos se lembrem de mim. Em tudo, amar e servir ” (André Camargo ).

* 08.05.1981 – ♱ 30. 07.2019

Donizeti Aparecido Martins

Um paroquiano sempre disposto a servir a comunidade!

Devoto de Nossa Senhora Aparecida e de São Jorge, animado e brincalhão, assim descreve e recorda sua família.

Certamente um “guerreiro”, um símbolo de força e dedicação em todas as atividades realizadas na comunidade

Foi muito ativo, coordenou a Pastoral do Dízimo e por 3 anos a Campanha da Fraternidade. Participava dos encontros semanais das Cebs e das encenações da Paixão de Cristo durante a Semana Santa.

Como Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão por longos 14 anos, levou Jesus Eucarístico e a Celebração da Palavra aos bairros mais afastados.

Na Pastoral Familiar era um braço importante nos encontros e retiros, onde juntamente com sua esposa Maria ministrava palestras e ainda dava suporte em tudo que fosse necessário, inclusive na cozinha e no preparo das refeições.

Tinha presença marcante atuando nas barracas das festividades com sua especialidade no preparo dos tradicionais e muito apreciados lanches de linguiça e pernil.

Viveu sempre com uma alegria que contagiava a todos e por onde passou deixou marcas que daqui em diante serão saudosas e boas lembranças de quem vestiu a armadura da coragem, conclui a família.

“Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.” Mateus 24:13

* 20.10.1962 – ♱ 11. 07.2020